sexta-feira, outubro 14, 2005

Bons exemplos: Bicicletas

Os nossos governantes locais deviam aprender alguma coisa com os bons exemplos que se encontram por essa Europa fora. Convido todos a visitarem o link da Comunidade Urbana da Grande Lyon (França). Com ciclovias que o são só de nome, trânsito denso, etc esta solução (aluguer de bicicletas) parece estar a despertar um grande interesse e adesão dos cidadãos e a razão parece ser simples: não têm que se preocupar com os roubos, com a manutenção, etc

Não sendo o conceito de aluguer completamente novo ( Aveiro é pioneira nestas iniciativas) o que parece ser diferente é o facto de o utilizador não ter que regressar ao ponto inicial de aluguer, existem vários pontos na cidade localizados em pontos estratégicos.

Seria interessante ver os moradores do Alto de Lumiar (enquanto não existe metro) alugarem uma bicicleta e pedalarem até estação do metro no Lumiar, deixarem a bicicleta e apanharem o metro para o emprego!

Aqui fica o link http://www.velov.grandlyon.com/

4 comentários:

José Rodrigues disse...

João pelo que percebi em Lyon as ciclovias ou faltam ou são más mas a autarquia decidiu avançar com a utilização das bicicletas para uma melhor qualidade de vida.
Quanto ao que podemos fazer parece que dia 22 decorrerá um encontro de pessoas interessadas nesta questão....o encontro penso que inclui bicicletas claro!

Tiago disse...

Olá! A Ana Louro está a querer organizar e juntar um grupo de moradores interessados em avançar com propostas e projetos de ciclovias. Não querem ajudá-la?

Ana Louro disse...

Mas a 1ª hora é sempre gratuita (por acaso é o tempo da minha deslocação em bicicleta da Alta de Lisboa até ao escritório nas Avenidas Novas, nas calmas) e o tempo médio das deslocações na Europa. O passe L Carris/Metro Urbano 30 dias custa 24,35 e o bilhete Carris urbano 30 dias 19,55. Mas não sei qual o tarifário para comparação em Lyon. Penso também que a bicicleta não é concorrente da Carris (nem do Metro) mas sim um complemento. Se fizermos contas à mais valia na saúde, ambiente, energia, emprego criado, etc. as vantagens são muitas. E será sempre uma opção individual... Aproveito para apelar também à participação de todos no próximo sábado, dia 22 às 15h no Encontro agendado para partilharmos as opiniões sobre estes assuntos e uma visita em bicicleta à Alta...

Pedro Veiga disse...

Andar de bicicleta pela Alta é muito arriscado, pois podemos facilmente ser trespassados por um camião TIR desgovernado. Não há passeios, não há ciclovias e nada favorece a circulação de bicicletas, como aliás em toda Lisboa, com excepção de alguns locais muito pontuais.